Carreira: Como abrir um escritório contábil?

[Carreira: Como abrir um escritório contábil?]

Confira 5 recomendações voltadas a quem deseja empreender na contabilidade.

Começar e crescer um negócio é a intenção, muitas vezes desde a faculdade, de vários profissionais contábeis. Porém, em se tratando de algo novo, é importante verificar as etapas necessárias e o que é recomendado priorizar para não só dar início em um escritório de contabilidade mas também desenvolvê-lo de modo sustentável ao longo dos anos.

Pensando nisso, listamos 5 dicas para auxiliar quem pretende abrir um escritório de contabilidade. A lista reúne o que há em comum entre aqueles que obtiveram resultados significativos no empreendimento. Confira!

1. Estabeleça o lugar do escritório

Embora possa aparentar ser algo corriqueiro, a localização do negócio é um fator muito relevante, e encontrar o lugar ideal demanda pesquisa e análise.

Isso porque tende a ser mais viável e ao mesmo tempo produtivo não só estar próximo ao cliente, mas também perto dos principais órgãos (Receita Federal, SEFAZ, Junta Comercial).

E, com o auxílio de um plano de negócios, que será abordado a seguir, é possível ter uma visão ampla da quantidade e sobretudo de onde está o público que pretende prestar serviços.

2. Elabore um plano de negócios

Ter um plano de negócios é algo indispensável para qualquer empreendimento com resultados. Ao entrar em um segmento, é preciso examinar o mercado, a concorrência, definir os serviços a serem prestados, realizar uma análise SWOT, escolher o público e, principalmente, estabelecer o que vai agregar valor aos clientes.

Além disso, com esse planejamento, é possível constatar a viabilidade do negócio, respondendo a questões como: quanto será necessário aplicar mensalmente para deixá-lo em atividade? Qual a quantidade necessária e o potencial indicado em relação aos clientes?  Do ponto de vista documental, o que é preciso para iniciar um escritório?

Todos são questionamentos cujas respostas necessitam ser bem compreendidas antes de continuar. Com um plano, uma linha para seguir, há possiblidade de decidir de maneira menos demorada e mais direta caso as coisas necessitem ser redefinidas.

3. Atente-se à infraestrutura

Escolhido o local, é momento de fazer o escritório ganhar forma. A partir disso, é preciso definir os recursos tanto materiais quanto humanos que são necessários para atender a demanda.

Em outras palavras, onde será alocado cada equipamento? Em que lugar ficará cada área? Quantos colaboradores serão contratados? Entre outros pontos relacionados efetivamente à instalação do escritório.

Vale lembrar que é importante se atentar, inclusive, aos detalhes de proteção obrigatórios pela legislação nacional. Clique aqui para acessar uma lista deles na página do Sebrae.

4. Contrate de maneira multidisciplinar

O êxito do empreendimento está diretamente ligado aos profissionais admitidos, e contar com colaboradores de diversas áreas já é realidade no mercado embora o profissional contábil possa dar início no escritório individualmente.

Caso o potencial financeiro não seja dos mais favoráveis inicialmente, é recomendado priorizar algumas funções e terceirizar parte delas.

Com isso, é possível não só diminuir custos como também proporcionar maior flexibilidade e rapidez nos processos, aumentando a competitividade da empresa.

Se quiser saber mais sobre terceirização, não deixe de conferir nosso post acerca do tema. Clique aqui para acessá-lo.

5. Invista na divulgação

Para prospectar mais clientes, atrair mais oportunidades de negócios e concretizá-las, é necessário dar a devida atenção ao marketing. Mas como fazer isso?

Um começo muito indicado é elaborar um retrato leal de um cliente que constaria do seu público-alvo, a chamada persona como chamam os profissionais de marketing.

A partir dessa representação, com o auxílio de recursos especificamente destinados e reinvestimentos de parte dos lucros em divulgação, é possível construir campanhas com o objetivo de promover os serviços a elas.

Essas ações podem ser desenvolvidas nas plataformas Facebook Ads, Google Adwords, LinkedIn, entre outras possibilidades em que é possível atingir pessoas de forma segmentada.

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