Imposto de Renda 2019: É obrigatório declarar o dinheiro guardado em contas digitais, como o Nubank ou Banco Inter?

[Imposto de Renda 2019: É obrigatório declarar o dinheiro guardado em contas digitais, como o Nubank ou Banco Inter?]

O clientes de fintechs também precisam declarar o dinheiro guardado em contas digitais para o Imposto de Renda 2019.

Ou seja, mesmo sujeitas a regras diferentes das instituições financeiras tradicionais, as fintechs ou bancos digitais também são obrigadas a fornecer o informe de rendimentos ao contribuinte. Isso porque ele precisa entregar a declaração à Receita Federal.

Com o informe, o declarante contará com informações corretas para poder fazer o preenchimento dos dados. Se a fintech não fornecer, é preciso solicitar para não perder o prazo da entrega, que é 30 de abril. Contudo, o documento geralmente fica disponível pela internet.

O contribuinte que estiver obrigado a entregar e não o fizer, está sujeito a uma multa de, no mínimo, R$ 154,74. O valor máximo da multa chega a 20% do imposto devido. Em contrapartida, o contribuinte que entregar o documento com incosistências poderá cair na malha fina e ter que prestar contas à Receita.

Contribuinte que tem conta digital é obrigado a declarar o dinheiro?

Só pelo fato de possuir uma conta digital, não torna a entrega da declaração obrigatória. Entretanto, se o contribuinte se enquadrar em uma das exigências para enviar o documento à Receita, ele deve sim informar o dinheiro depositado na sua conta digital.

Contas digitais x contas de pagamentos

As contas digitais e as de pagamentos devem ser declaradas da mesma forma que as contas correntes de bancos tradicionais.

Considerações Finais

Portanto, se você se enquadra nas regras e possui uma conta digital de uma fintech como o Nubank, por exemplo, não perca tempo e recolha a documentação necessária para fazer a declaração do Imposto de Renda.

Gostou do post? Comenta aí!