Os 5C´s: Para o aprendizado em inglês

[Os 5C´s: Para o aprendizado em inglês]

Falar inglês tornou-se essencial no mundo todo. Na hora de procurar um colaborador para contratar, o recrutador já não enxerga mais o inglês como um diferencial e sim como uma obrigação.

Mesmo com o mercado exigindo tanto dos candidatos atualmente, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Vagas.com, apenas 36% dos brasileiros que afirmam ter a fluência no inglês, são os que realmente têm. 

Para ajudar essas pessoas que precisam da língua para alcançar diversos objetivos, o professor de inglês Jader Lelis, que tem um canal no Youtube chamado Pra Inglês Ver, separou alguns pontos essenciais para quem deseja aprender o idioma. São os chamados 5C´s para um melhor aprendizado do inglês que, juntos, ajudarão muitas pessoas a alcançarem a fluência. “Se você seguir essa técnica, vai aprender o idioma de uma forma prática e diferente, com uma grande proficiência e resultados”, explica o professor que também é parceiro da The Six International Studies, agência de intercâmbio com foco no Canadá.

Abaixo, ele esclarece quais são os 5Cs que podem ajudar as pessoas nessa jornada.

Confira:

1- Clareza: é um ponto fundamental para várias ocasiões da vida. No conto “Alice no país das Maravilhas” tem uma frase muito interessante que pode ajudar com esse item: “Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”. Isso mostra que a clareza é fundamental para alcançar qualquer resultado. “Quando falamos em inglês é preciso ter clareza sobre o porquê aprender o idioma. Além disso, é importante encontrar formas de gostar e não achar que é apenas uma obrigação, você precisa focar em algo: “é bom para a carreira”, “bom para viajar” e por aí vai. A Clareza é o trajeto para chegar ao destino final”, diz Jader. 

2- Critério: com a chegada da tecnologia é possível ter acesso fácil a qualquer tipo de informação. Mas, ao mesmo tempo, isso pode ser negativo, pois temos informações demais, em excesso, é aí que entra o critério. “É Preciso ter critério para aprender inglês. Muitas pessoas estudam assuntos e regras diferentes ao mesmo tempo, e acabam se sobrecarregando e não aprendendo nada. Use o critério, uma coisa de cada vez, para alcançar a fluência”, aconselha Jader. 

3- Contato: para o especialista, contato é a chave para qualquer tipo de aprendizado, pois, quanto mais contato temos com algo, mais conseguimos abstrair daquilo. “É mais fácil aprender inglês quando estamos fora do Brasil, em um país em que todos falam inglês. Existe uma conta que prova isso: vamos considerar uma pessoa que resolveu fazer um intercâmbio de seis meses. Nesse período, a pessoa vai ter em média 16h por dia de contato com o idioma, em uma semana, são 112 horas e, em um mês, 448h. Em seis meses, essa pessoa tem 2.688 horas de contato. Se compararmos com alguém que está estudando inglês aqui no Brasil, no mesmo período de seis meses, a média de aula são 2h semanais, em um mês se transformam em 8h, em um ano são 96h de contato com o idioma – menos de uma semana se compararmos a um intercambista em outro país. Mesmo que você não consiga fazer um intercâmbio agora, procure formas de estar em contato com a língua como assistir séries, podcasts e etc”, explica

4- Constância: não adianta nada você ter um bom contato, por exemplo, mas não ter constância. É simples, quando mais constância você tiver em aprender inglês, mais fácil ficará. “Por mais que você já saiba falar inglês e esteja em um patamar bom, você não pode deixar de ter a constância no contato com o idioma, isto é, precisa se forçar a manter o contato com a língua para o desempenho não cair”, complementa.

 

5- Colhão/Coragem: é preciso de coragem para garantir mais eficiência em seu aprendizado e ter um maior progresso. “É aquilo bem clichê: saia da zona de conforto, pense fora da caixa, são expressões muito verdadeiras. Muitos dos meus alunos têm medo de se arriscar, travam na hora de dar a cara para bater, na hora de falar inglês em público, por exemplo. Tenha coragem e acredite no seu potencial”, finaliza. 

Gostou do post? Comenta aí!