Tendências no setor de RH: Como a tecnologia pode facilitar o seu desempenho

[Tendências no setor de RH: Como a tecnologia pode facilitar o seu desempenho]

Com o passar dos anos, cada vez mais as empresas têm percebido a importância de se ter um departamento de recursos humanos mais estratégico.

Antigamente, o RH era conhecido por ser um setor extremamente burocrático, menos flexível e por levar uma grande quantidade de tempo para realizar suas tarefas.

Mas hoje, esse cenário já mudou. O RH estratégico vem ganhando cada vez mais espaço nas organizações, e traz uma série de benefícios para as empresas. Seu foco está nas pessoas, em garantir uma boa relação entre a contratante e os funcionários, e proporciona, por exemplo, uma gestão de pessoas mais otimizada, uma melhor comunicação entre os colaboradores, e uma visão mais global da empresa.

E tudo isso só foi possível graças aos avanços tecnológicos. Hoje, o RH possui uma série de ferramentas que facilitam o desempenho de suas atividades e que, consequentemente, criaram algumas tendências no setor que são muito importantes de serem adotadas em todas as empresas.

Se você não sabe quais são, esse texto é muito importante! O departamento de RH está em constante mudança, e por isso as empresas precisam sempre se atentar à essas novas tendências e se adaptar à elas.

Mas afinal, quais são essas tendências?

Principais tendências do RH

Apesar da tecnologia ser um grande aliado ao RH hoje em dia, para muitas empresas, acompanhar essas mudanças pode ser uma tarefa difícil. Isso porque essas mudanças influenciam diversos itens como a cultura organizacional da empresa, o processo de recrutamento e seleção e as relações entre a contratante e os funcionários.

Mas essas mudanças são inevitáveis, e por isso sua empresa precisa estar preparada para o futuro do RH e para enfrentar esses desafios da melhor forma possível. Então que tal conhecer um pouco sobre as principais tendências que estão moldando o departamento de recursos humanos?

Automação de processos

A automação de processos é um dos grandes responsáveis por ter feito com que o RH deixasse de ser um setor meramente burocrático.

Ferramentas como o software de gestão, sistemas de controle de ponto online, aplicativos de recrutamento e folhas de pagamento integradas ao controle de frequências permitiram que o RH desempenhasse suas funções de forma muito mais fácil e rápida.

E apesar do RH estratégico ser mais focado em pessoas, este departamento ainda tem que lidar com algumas questões burocráticas. E aqui, a automação é essencial para, além de permitir a realização dessas tarefas de forma mais rápida, reduzir custos, minimizar a ocorrência de erros, trazer maior segurança e unificar os dados da contratante e de seus funcionários em um único lugar.

People Analytics

O People Analytics, ou a análise de pessoas, é uma metodologia que visa a coleta, organização e análise de dados sobre os funcionários para que sejam aplicados à gestão de pessoas.

Com essa ferramenta, o RH consegue analisar informações como índice de rotatividade e absenteísmo, clima organizacional e a satisfação de seus colaboradores.

Como exemplo, essas informações podem ser obtidas a partir de uma simples conversa com os colaboradores, para saber coisas como o que os motivam e suas expectativas profissionais.

Com essas respostas, sua empresa pode implantar medidas que visem aprimorar o engajamento dos colaboradores, o que aumentará a produtividade no trabalho.

Essa ferramenta, dessa forma, traz uma série de benefícios, como ajudar a empresa na tomada de decisões, a melhorar sua cultura organizacional e a aumentar o engajamento dos colaboradores, o que torna, consequentemente, sua gestão de pessoas muito mais otimizada.

Inteligência artificial

A inteligência artificial é um avanço tecnológico que permitiu que vários sistemas pudessem simular a inteligência humana por meio de alguns softwares. A diferença aqui é que os computadores conseguem interagir de forma muito mais rápida e com maior precisão.

Além disso, a IA faz com que os computadores aprendam com as informações e dados que captam, e os armazenam em sua memória. Isso permite que diversos sistemas inteligentes sejam criados e que desempenham atividades muito mais rápidas.

Quando aplicado ao setor de recursos humanos, a IA pode ser vista de diversas formas. Como exemplo, pode ser usada no processo de recrutamento e seleção.

Nesse caso, a empresa pode utilizar um software que rastreie o “candidato ideal”, ou seja, que tenha um perfil mais alinhado à cultura organizacional da organização. Esses dados podem ser rastreados por redes sociais, já que muitos candidatos disponibilizam seus currículos em plataformas específicas de vagas.

Com isso, o tempo que se leva na procura de um candidato é reduzido, e as chances de encontrar profissionais mais qualificados é bem maior.

Teletrabalho

O trabalho remoto, mais conhecido como home office, está cada vez mais sendo usado pelas empresas ao redor do mundo.

Ao possibilitar que os funcionários possam trabalhar de um lugar que não seja somente na sede da empresa, essa modalidade de trabalho proporciona diversos benefícios para ambas as partes.

Como exemplo, ele proporciona uma redução de custos, uma vez que a empresa não terá que arcar com gastos com equipamentos ou contas, e um aumento na produtividade, já que os colaboradores não terão que se deslocar até o local de trabalho e passar horas no trânsito.

Para as empresas que se preocupam em como podem controlar o horário de trabalho de funcionários que realizam o home office, existem diversas ferramentas que permitem esses acompanhamento de forma simples. A PontoTel, por exemplo, possui um sistema de controle de ponto pelo celular, no qual os colaboradores registram seus horários de entrada, pausa para o almoço e saída diretamente de seu aparelho.

Benefícios do RH estratégico para a sua empresa

Se sua empresa adotar essas tendências, com certeza o RH estratégico trará vários benefícios.

Ter uma gestão de RH mais humana pode fazer com que sua empresa tenha maior produtividade, mas isso só será possível com algumas mudanças, como em sua cultura organizacional, tornando os processos desse departamento menos burocráticos e permitindo que os colaboradores tenham mais autonomia em suas tarefas.

Além disso, aperfeiçoar tarefas como o processo de recrutamento e seleção permitirão que o RH selecione candidatos mais qualificados e que estejam mais alinhados com a cultura organizacional da contratante. Com isso, o departamento também poderá, consequentemente, elaborar melhores planos de retenção de talentos.

Com uma maior retenção de talentos, o índice de turnover também irá reduzir bastante. Isso irá afetar e aperfeiçoar tanto a produtividade dos colaboradores quanto sua motivação.

Por fim, um RH estratégico que foca no bem estar do funcionário e em ter um bom clima organizacional, com certeza fortalece a imagem da empresa no mercado de trabalho.

Como a PontoTel pode ajudar a sua empresa a ter um RH estratégico

Já deu para perceber como hoje a tecnologia é uma grande aliada da gestão de pessoas, e por isso é extremamente importante que o RH preste atenção à essas novas tendências. E outra tarefa desse departamento que foi bastante facilitada graças a tecnologia foi o controle de ponto dos funcionários.

Um sistema de controle de ponto online como o da PontoTel só traz benefícios para a sua empresa. Com ele, os gestores têm acesso em tempo real à diversas informações dos colaboradores. Por meio dos mais de 20 relatórios disponíveis, eles podem ver dados como faltas, atrasos, horas extras e muito mais.

Além disso, o sistema disponibiliza diversas formas de registrar os horários dos colaboradores, por meio de computadores, tablets ou até mesmo por aplicativos específicos para o registro de ponto.

E não podemos deixar de falar da folha de ponto! Fechar essa folha pode ser uma tarefa longa e complicada especialmente para empresas de grande porte, mas com o PontoTel você não precisa mais se preocupar com isso!

Nosso sistema possui a funcionalidade de verificação de folhas. Ela realiza a varredura das folhas dos colaboradores e entrega um relatório com todas as inconsistências que forem encontradas. Essas informações podem ser acessadas a qualquer momento, e o RH não precisa mais esperar até o final do mês para corrigir esses erros.

Conclusão

Ter um RH estratégico só trará benefícios para a sua empresa. Por isso, não deixe de prestar atenção nessas tendências para adotá-las em sua organização.

Para isso, o gestor que será responsável por implantar esse modelo deverá, acima de tudo, ter um bom conhecimento da empresa, identificar os pontos que precisam melhorar e elaborar a estratégia que será utilizada.

E claro, tudo isso deve ser feito com a ajuda da tecnologia. Esses processos terão um resultado muito melhor se forem feitos com base nessas ferramentas, e se forem aplicadas com sucesso, podem revolucionar a maneira como o setor desempenha as suas atividades em uma empresa.

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