4 filmes e séries para impulsionar sua carreira durante a quarentena

[4 filmes e séries para impulsionar sua carreira durante a quarentena]

Confira três produções para você estreitar sua relação com o mundo dos investimentos, ou se aperfeiçoar no mercado financeiro.

Os impactos do coronavírus no país mudaram a vida de muitos brasileiros nos últimos meses. Devido a quarentena e o distanciamento social, as pessoas foram obrigadas a passar mais tempo dentro de casa.

Pensando nisso, preparamos uma lista de filmes, séries e reality shows sobre investimentos e mercado financeiro para que você pode assistir do conforto da sua casa e, ainda, ajudar na luta contra o Coronavírus. Confira.

O Sócio

Quando você compra uma ação ou empresta dinheiro a uma empresa, torna-se sócio ou credor dela. Mas antes de tomar uma decisão importante como essa, você precisa ir além dos números e a avaliar os aspectos qualitativos daquele negócio.

Se você quer entender como fazer isso na prática, nada como aprender com “O Sócio” (“The Profit”, na versão em inglês). No reality show, o bilionário americano de origem libanesa Marcus Lemonis tem a missão de salvar companhias à beira da falência.

O empresário aplica seu próprio dinheiro nos negócios e se compromete a guiar as empresas para um processo de turnaround. Em troca, passa a ter direito a uma parte dos lucros quando a empresa voltar aos trilhos.

O papel de Lemonis, contudo, vai muito além do capital investido. Quando ele assume o comando de uma empresa, identifica falhas de gerenciamento e pode contratar, promover e até demitir funcionários.

Em suas próprias palavras, “se você investir em uma boa equipe, um bom produto e um bom processo, certamente vai ganhar dinheiro”.

O Sócio é transmitido em vários países pelo canal History, e no Brasil pela Band.

A Grande Aposta

Baseado no livro homônimo do jornalista americano Michael Lewis, o filme A Grande Aposta (The Big Short, no original), recebeu nada menos que cinco estatuetas do Oscar.

O filme conta a história de quatro investidores que anteviram a bolha imobiliária em 2008 e ganharam muito dinheiro com a crise do subprime, nos EUA.

Em uma investigação profunda, eles descobriram que o risco de títulos ligados a hipotecas vendidos por grandes bancos era muito maior do que se imaginava. Caso suas suspeitas se confirmassem, o aumento da inadimplência acarretaria uma queda sem precedentes no valor desses investimentos.

Remando contra a maré, eles tomaram a decisão de operar vendido (quando o investidor aposta na queda de um ativo) contra a maior parte do mercado, escolha que se mostrou acertada diante do colapso financeiro visto na sequência.

Estrelado por Christian Bale, que interpreta o gestor de fundos Bill Murray, A Grande Aposta ensina lições importantes sobre as engrenagens do sistema financeiro.

Entre elas, os cuidados que os investidores iniciantes devem tomar com o efeito manada, a importância do pensamento crítico e a constatação de que o investidor deve desconfiar até das grandes instituições financeiras.

O filme está disponível no catálogo de filmes da Netflix.

Shark Tank Brasil – Negociando com tubarões

Como está o seu pitch de vendas? A versão brasileira do game show norte-americano Shark Tank é uma ótima aposta para quem deseja melhorar suas habilidades de negociação sem sair de casa.

Com uma dinâmica estruturada a partir da apresentação de projetos de empreendedorismo para os chamados ‘tubarões’ – um grupo de jurados formados por grandes empresários brasileiros -, o programa já teve 4 temporadas concluídas e promete um próximo lançamento em breve.

O objetivo de cada um dos participantes é apresentar sua ideia de projeto aos tubarões para tentar conseguir investimento e impulsionar o crescimento da empresa. Em troca, os tubarões adquirem uma participação percentual do negócio e passam a ser sócios do participante.

Durante as negociações, o programa serve como um verdadeiro mapa para quem deseja investir no próprio negócio, com dicas de grandes empreendedores como João Appolinário, CEO da Polishop, e Camila Farani, sócia-fundadora da G2 Capital. Basicamente, o sonho de todo participante é sair de lá com um sócio e dinheiro na mão.

O game show é produzido pela Sony e exibido também pelo canal da produtora.

Billions

Como o próprio nome deixa a entender, Billions é uma série que trata antes de tudo sobre dinheiro (e caminhos duvidosos para chegar até ele).

A trama acompanha o embate entre Bobby “Axe” Axelrod, um gestor de um bilionário fundo de investimentos estrelado por Damian Lewis, e Charles “Chuck” Rhode, um promotor público politicamente correto interpretado por Paul Giamatti.

Ao longo da série, o time de Axe faz uso de subornos, espionagem e outras táticas criminosas para conseguir informações privilegiadas de dentro de corporações e assim conseguir ganhar mais dinheiro no mercado. Enquanto isso, o determinado Chuck tenta desmascarar seus esquemas antiéticos.

Entre os principais ensinamentos da série para o investidor, estão o valor de antever sempre os passos da concorrência (quando feito dentro da lei, é claro); a importância da busca incessante por pessoas talentosas dentro de uma empresa e a necessidade de ter os pés no chão, sobretudo nos momentos de bonança.

A briga entre os dois protagonistas se desenvolve ao longo de 4 temporadas, que estão disponíveis no catálogo da Netflix.

A quinta temporada do seriado já foi anunciada e deve estrear dia 3 de maio nos Estados Unidos, no canal Showtime.

Gostou do post? Comenta aí!